Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos

11 - O Nobre Caminho Óctuplo

11 - O Nobre Caminho Óctuplo

O Nobre Caminho Óctuplo

Para o desempenho do homem na senda da espiritualidade, a Doutrina Budista sabiamente coloca à disposição dos discípulos o Nobre Caminho Óctuplo, a via proposta por Buda. Sendo um conjunto de oito renomadas atividades adutoras de uma expressão de vida mais harmônica e sintonizada com o desenvolvimento espiritual, em cuja linha de progresso reside a seguinte proposta:

1) Percepção Correta; 2) Pensamento Correto; 3) Comunicação Correta; 4) Comportamento Correto; 5) Meio de Vida Correto; 6) Esforço Correto; 7) Atenção Plena Correta e 8) Concentração Correta.

A senda óctupla é costumeiramente representada pela "roda do dharma". Uma roda com oito aros. Nela, nós temos:

  • 1) Percepção Correta: Tem duas formas: A compreensão que vem do contínuo estudo dos conceitos da Doutrina. E a segunda forma é a percepção profunda da natureza primordial de todas as coisas. Esta segunda é atingida pelo desenvolvimento e avanço na arte da meditação.
  • 2) Pensamento Correto: Alicerçado na ética. Está totalmente desvinculado de negatividade. É o reto pensar que traz benefícios como, por exemplo, o aprofundamento ou estudo de como desenvolver os atributos da alma.
  • 3) Comunicação Correta: Toda a forma de comunicação expressada corretamente, como Fala, Escrita, por exemplo. Com o termo "correto" vem o sentido de Verdade, de Paz, de útil, de sensatez. A linguagem totalmente desvinculada de ódio, ofensividade, insalubridade, mentiras, ultrajes e violência.
  • 4) Comportamento Correto: São as maneiras de agir inspiradas nas virtudes. Diz respeito a ações construtivas, éticas e beneméritas.
  • 5) Meio de Vida Correto: São todos os meios de subsistência ganhos de maneira honesta, digna e que não sejam prejudiciais a ninguém.
  • 6) Esforço Correto: Unidirecionamento na meta evolutiva. Desenvolver o atributo da "vontade que tudo constrói" focado no propósito superior objetivando essa meta.
  • 7) Atenção Plena Correta: Vem do treinamento da mente, da meditação. "Manter a Presença" a todo o momento, vigiando com plena atenção os diferentes estados da mente. E correlacionar o ser interno, seus pensamentos e ações com o mundo externo.
  • 8) Concentração Correta: Manter as rédeas do pensamento na concentração/meditativa. Assegurar o foco da mente nesse processo.

 

Este guia prático/disciplinar é condutor de progresso, sendo abraçado pelo "discípulo atento" que o segue com determinação e boa vontade, autovigilância e silêncio, para que a disciplina firme-se de modo duradouro. Para ele, essa tarefa diária age em oposição à força do condicionamento pré-estabelecido, também auxilia no autoaperfeiçoamento, além de treiná-lo na via da libertação do desejo.

A senda Óctupla corresponde a Quarta Nobre Verdade. O fundamento do Budismo reside em ensinamentos deixados por Buda Gautama, sendo o Nobre Caminho Óctuplo um desses preceitos. A Primeira Nobre Verdade propaga o fato da Existência do Sofrimento no mundo; a Segunda explica a(s) Causa(s) do Sofrimento: aqueles que buscam a libertação devem compreender que todo sofrimento surge do desejo, do apego, da ambição e da aversão - Samudhaya Satya. A Terceira Nobre Verdade enfatiza a possibilidade de Extinção do Sofrimento (Nirodha Satya)  - através da eliminação do desejo, da ambição, do apego e aversão. A Quarta Nobre Verdade estabelece o Caminho Óctuplo, que, ao ser seguido, confere ao estudante dinâmica no processo evolutivo.

Explica o ensinamento budista que todos os seres humanos possuem a natureza búdica, sendo possível ao homem estabelecer contato mais profundo com a essência búdica interior através de práticas espirituais acertadas e pelo autoconhecimento.

(Maria)

 

***



Home
Home


Copyright © - Portal de Anjos - 2009 - 2017 - Todos os direitos reservados.

Validado em  XHTML  e  CSS