Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos
Portal de Anjos

04 - Meditação Maitreya da Paz

04 - Meditação Maitreya da Paz

"A Paz Mundial deve se desenvolver a partir da paz interior. Paz não significa ausência de violência. Paz é a manifestação da compaixão humana."
- Sua Santidade o Dalai Lama -

\\\\\\\ 

STUPA: (Chöten em tibetano) Monumento à Iluminação. Representação simbólica da mente iluminada.

MEDITAÇÃO MAITREYA DA PAZ

(do Lama Yeshe)

No mundo de hoje há constante preocupação com a paz mundial e muitos aspiram o fim da guerra, violência mútua e os danos que causam às pessoas. O princípio da paz é uma atitude de bondade que significa interesse pelo próximo e o desejar-lhe felicidade. Quando conseguirmos gerar esta atitude em nossas mentes o resultado será paz interior, a qual poderemos compartilhar com as demais pessoas, nossa família, o bairro, cidade, país e o mundo.

A paz é nossa responsabilidade. Somente quando este princípio, o Amor-bondade, existir nos corações e mentes de cada pessoa, a paz será alcançada.

A meditação a seguir é um método que podemos usar para conseguir o princípio da paz. Em primeiro lugar, sente-se confortavelmente e relaxe durante uns minutos seu corpo e mente. Mantenha as costas eretas e deixe que seus olhos se fechem suavemente, vá relaxando todos os músculos do corpo deslizando para um estado de serenidade e conforto. Respire naturalmente, inspirando e expirando em ritmo normal.

Relaxe a mente, permitindo que todos os pensamentos que surgem retirem-se, sejam pensamentos do passado ou projeções hipotéticas do futuro, pensamentos relacionados ao seu trabalho, ou mesmo de relacionamentos. Deixe que estes pensamentos retirem-se de sua mente, como nuvens que se desvanecem no céu, deixando sua mente clara como um céu sem nuvens.

Concentre sua mente no presente, no aqui e agora, e concentre-se na meditação que está realizando sem que nada o distraia.

Agora, visualize à frente a figura ou imagem que represente pureza absoluta, bondade, paz, amor universal e compaixão, todas as qualidades positivas completamente perfeitas. Esta figura poderia ser Maitreya Buda, que encarna a bondade-amorosa, o Buda Shakyamuni, ou qualquer outra figura budista que lhe seja familiar. Se você é cristão, visualize a imagem de Jesus, Maria, o Espírito Santo ou um dos santos que tenha fé. Também poderá ser qualquer entidade de outra tradição religiosa, com a qual esteja familiarizado e que represente para você estas qualidades positivas. Poderá ser simplesmente uma Luz, um Halo de Luz Radiante Branco ou Dourado. Eleja qualquer imagem de pureza com a qual se sinta mais confortável e imagine essa figura à sua frente.

Não se preocupe em ter uma imagem perfeita, nítida e clara. Apenas sinta-se satisfeito com ela. A coisa mais importante é sentir que esta imagem está realmente ali; que a presença se encontra bem à frente e ela é a representação da bondade, perfeição, pureza, bondade e compaixão universais. E SINTA de verdade a amorosa bondade e compaixão emanando desta imagem para você.

Agora visualize um fluxo de luz partindo dela para você, a partir dessa imagem localizada à frente de você emana um manancial de luz que atravessa todos os poros de seu corpo, como se este corpo fosse um recipiente vazio a ser preenchido com um líquido luminoso. A luz flui descendo até as pontas dos dedos tanto das mãos, assim como dos pés, preenchendo completamente até a cabeça. Esta Luz invade completamente cada célula e átomo de seu corpo. Esta Luz Pura e Radiante purifica todos seus problemas, suas enfermidades, assim como sofrimentos mentais, a infelicidade, os medos, as preocupações, raiva ou qualquer tipo de pensamento e sentimento negativo que possa ter em mente, incluindo qualquer erro expressado no passado - seu Karma, todos os sinais de ações ruins ou nocivas acontecidos no pretérito e que ainda carrega. Todas as mazelas são completamente purificadas. Tudo que é negativo em seu corpo e mente desaparecem totalmente, tornam-se inexistentes, uma vez que estão preenchidos desta Luz Radiante de Grande Felicidade.

Imagine que seu corpo fica limpo e transparente como o cristal. Imagine que sua mente se acalma e torna-se clara, livre de qualquer preocupação ou pensamento negativo e cheio de sentimentos de amorosa bondade e compaixão. Imagine que sua mente se une à imagem que está em sua frente, a encarnação da amorosa bondade e compaixão. Você, então, torna-se isso, essa energia totalmente positiva, você tornou-se um ser completamente amoroso e compassivo, pacífico e pleno de felicidade.

Em seguida, transmita essa energia a todas as pessoas que o cercam. Todos são preenchidos com essa Luz de bondade amorosa. Transmita-a também a todas as pessoas de sua cidade e imagine que todos estão cheios dessa energia, a Luz da amorosa bondade.

Em seguida, continue transmitindo-a a todo o povo de seu país, todos estão sendo preenchidos com esta energia, a luz da bondade amorosa. Continue a transmiti-la a pessoas de outros países, por todo o mundo, para que, pouco a pouco, todas as pessoas de todos os países do mundo se sintam repletas da energia de amorosa bondade.

E se você puder, imagine-se transmitindo-a a outros seres, não apenas pessoas, mas também a todos os seres vivos, animais, criaturas do mar, aves e insetos, todos os seres vivos de todo o mundo. Todos estão plenos da energia de amorosa bondade.

Então, se você conseguir, imagine-se transmitindo-a a todo o universo, a todos os seres do universo, imagine que todos estão cheios de energia da bondade amorosa. As mentes dos seres de todo o universo se libertam de pensamentos negativos e enchem de pensamentos afetuosos de forma que agora há paz em toda parte.

Quando desejar finalizar a meditação, e com o propósito de não perder os méritos gerados durante a mesma, dedique-os mentalmente para que traga paz para todos em toda parte, e para que todos os seres do universo possam libertar-se do sofrimento e possam sentir-se completamente repletos de amorosa bondade. Uma maneira de fazer isso é através da oração:

"Que as mentes dos seres do mundo inteiro se libertem de pensamentos de intolerância, raiva, ódio e o desejo de causar danos; e que, ao contrário, suas mentes permaneçam plenas de pensamentos de tolerância, respeito, bondade amorosa e o único desejo de beneficiar a todos."

\\\\\\\

Maitréia, o Buda da bondade amorosa:

"O próprio nome 'maitri' significa "bondade amorosa"... No mundo de hoje, temos realmente a necessidade maitri, Maitréia, bondade amorosa".
- Sua Santidade o Dalai Lama -

Muita Paz na vida de todos !



Home
Home

Copyright © - Portal de Anjos - 2009 - 2017 - Todos os direitos reservados.

Validado em  XHTML  e  CSS